Resenha: Por Lugares Incríveis, de Jennifer Niven

Oi pessoal! Tudo bom?

Hoje vim resenhar um livro que eu gostei bastante, terminei ele hoje - na escola - e quase chorei que nem um bebê na frente dos outros! rsrs

A resenha de hoje é do livro Por Lugares Incríveis, de Jennifer Niven.

Autora: Jennifer Niven
Páginas: 336
Editora: Seguinte
Gênero: Young Adult

Sinopse: Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, a garota se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família. Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.

Desde que eu vi a resenha do Edu, do Perdido Nos Livros, fiquei com muita curiosidade de ler esse livro. Também por ser lançamento, eu já tinha visto a capa no Skoob e amei completamente! 

Enfim, depois de terminar a leitura, consegui entender porque todos falam tão bem desse livro.

Mas espera aí.. Vamos pelo começo!

Theodore Finch é o esquisitão da escola, inconsequente, faz o que quiser, e sempre se mete em brigas. Já Violet Markey era a garota perfeita, com uma família perfeita. Pais incríveis, inteligente, e super popular. Tinha aa vida planejada, iria se tornar escritora. Até que tudo muda pra Violet quando sua irmã - Eleanor - morre em um acidente de carro - e Violet estava presente -,e mesmo depois de meses do acontecido Violet não sabe como seguir em frente.

O dois estudam na mesma escola, porém, nunca tinham se falaram. Eles se aproximam quando os dois tem uma "maravilhosa" ideia de subir em cima da torre do sino na escola. Pois é. Com a intenção de pularem.

Sim, o livro tem o tema suicídio.  


Quando os alunos vêem Violet com Finch lá em cima, Finch faz uma cena fazendo parecer que Violet o tinha impedido de pular. Ele guarda o segredo dela.

Depois disso o professor de geografia deles passa um trabalho onde eles teriam que vistar lugares incríveis do estado deles, Indiana. Como o trabalho é em dupla Finch logo diz que irá fazer com Violet, e ela, no começo, fica relutante de sair por aí com Finch, mas acaba cedendo.

Os dois começam o trabalho visitando vários lugares, e aos poucos vão se aproximando, confiando um no outro. Finch tem vários problemas, acabou de voltar de um "apagão" - onde se passou semanas e ele não se lembra de nada do aconteceu nesse período -, tem problemas com o pai - que é violento e acabou de deixar a família - Finch é totalmente imprevisível, nunca se sabe o que ele pode fazer. Sua mãe e todos ao redor dele sabem que ele tem esses "problemas" mas acham que isso é do Finch, que é o jeito dele, acham que não poderia ser algo mais grave - admito, fiquei com ódio dos pais dele.



Uma das coisas que mais gostei no livro foi o romance. Não foi do nada, tipo, "te vi já te amo" sabe? rsrs.. Como temos o ponto de vista dos dois vemos como e porque Finch gosta tanto de Violet e como ela também acaba por gostar dele.

" - Sabe o que gosto em você, Finch? Você é interessante. Você é diferente. E consigo conversar com você. Não deixe isso subir à cabeça. 
O  ar parece carregado e elétrico, como se tudo - o ar, o carro, Violet e eu - fosse explodir caso alguém acendesse um fósforo. Mantenho os olhos na estrada.
- Sabe o que gosto em você, Ultravioleta Markante? Tudo.
p. 173

Minha Opinião

No começo do livro, eu estava gostando, não amando. Até que chegamos na metade do livro e BUM! Entendi a razão de todos gostarem. 

Por Lugares Incríveis é um livro sobre a vida. A autora expressa todos os sentimentos dos personagens perfeitamente. Me senti feliz com eles, ri com eles, me senti triste com eles. É bem difícil não se envolver com o livro - no começo eu achava que não iria amar tanto assim e, nossa, como estava enganada! - a narrativa é bem fluida, a escrita da autora é ótima.

Temos a narrativa de Violet e Finch, - não tem uma ordem de capítulos - e gostei muito disso pois podemos conhecer mais de cada um deles. Jennifer Niven soube dar voz a eles. Enquanto Finch é daquele jeito, de perceber as coisas no ar e ao mesmo tempo ser reflexivo e divertido, Violet é diferente, tem medo do que a vida lhe reserva depois do acidente de sua irmã. Como disse, cada um, aos poucos, acaba nos cativando. 


Bom, só posso recomendar esse livro maravilhoso para vocês. 

Amei a leitura, e o fim? Bom, desde o começo eu já achei um pouco previsível, já tinha uma ideia do que iria acontecer. E aconteceu. Não poso dizer que amei o final, de forma alguma, mas também não odiei.

É isso gente, espero que tenham gostado da resenha!

Até a próxima!

Nota: 5 estrelas\Favoritado 

RECOMENDADÍSSIMO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...