Autora: Rainbow Rowell
Páginas: 328
Editora: Novo Século
Gênero: YA\Young Adult
Sinopse: Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.
Então.. Vou começar a resenha falando sobre nossos personagens principais. Eleanor é uma garota bem diferente para os padrões. Ela é ruiva, se veste "estranho", com bandanas nos braços e gravatas na cabeça.. e além de tudo é "grande" - na verdade, no livro ela é descrita como gorda, mas para mim, ela era linda. Acho que no livro tinha muito de "distorção de imagem" enfim.. - ela é a garota nova na escola, acabou de chegar na cidade, e no primeiro dia, a caminho da escola nova, ela conhece Park.
Park é um descendente de coreano, ele é o único oriental da sua cidade, e podemos dizer que Park não é um "popular" mas também não é um loser. No ônibus escolar, todos tem seus lugares definidos no primeiro dia de aula, e já que Eleanor é uma aluna nova, fica perdida no meio do ônibus, mas Park é sortudo, tem um banco inteiro só para si. E.. não, não é aquela história de amor à primeira vista, onde o cara se encanta pela garota e blá blá blá..
Na verdade, a primeira impressão de Park sobre Eleanor é bem maldosa. Ele acha ela um espantalho triste - rsrs - pois é, Park não gosta de Eleanor, acha ela esquisita, e também pensa que não pegaria bem ficar perto dela, mas, como ele é o único que tem um lugar livre, acaba deixando ela se sentar.
Park não fala com ela, tenta se manter longe. Eleanor também.
Mas depois de algumas semanas se sentando juntos, Park acaba percebendo que Eleanor fica lendo seus gibis pelo canto do olho.
Até que um dia, antes de Eleanor ir embora, ele a empresta um de seus gibis.
Isso fica se repetindo por um tempo, até que eles acabam virando amigos, conversam, e dessa amizade, um amor surgi.
E tenho que dizer, esse livro foi um dos mais fofos que já li <3
Agora.. Falando um pouco sobre a vida deles.. Eleanor vem de uma família bem desestabilizada, ela ficou um ano sem ver seus irmãos e sua mãe, tudo por causa do seu padrasto - que é um babaca total - e sua família é bem pobre, o que acaba por se nos deixar aflitos - tem uma cena que Eleanor pondera pedir a sua orientadora uma escola de dentes. :\
Já Park, ele vem de uma família "normal", estabilizada.
O relacionamento deles vai se desenvolvendo de uma forma tão bonita, que tenho quase certeza de nunca ter lido nada assim antes.
O livro fala sobre o primeiro amor, sobre aquele frio na barriga que sentimos em só pegar na mão da pessoa..
Porém, por causa de sua família problemática, Eleanor acaba tendo que esconder seu relacionamento com Park. O que vai se tornar um problema.
O livro aborda vários temas, quais como bullying, racismo, violência doméstica - a violência doméstica nesse livro, na minha opinião, foi totalmente mal explicada - e etc..
Ah, é claro, já ia me esquecendo, o livro se passa em 1986, então há várias referencias de bandas também, como The Beatles, The Smiths.. E também de gibis, como Watchmen, X-men..
Minha Opinião
Infelizmente, Eleanor & Park acabou não sendo 5 estrelas. O livro estava perfeito, até que certas coisas aconteceram, do meio pro final, e acabei tendo que tirar uma estrelinha do livro.
Não vou dizer o que me fez tirar essa estrela do livro, - óbvio - mas foi uma coisa que me deixou totalmente irritada e confusa, não entendi a Eleanor, sinceramente.
Até agora estou tentando pensar, tentando pensar em uma única razão..
De qualquer jeito, apesar dos grandes pesares, - porque há vários - Eleanor & Park é um livro que eu recomendo, um livro que eu adorei, e vou guardar os personagens para sempre em minha memória.
Não posso falar mais sem dar grandes spoilers, por isso, a resenha terminará aqui.
Até a próxima!
Nota: 4 estrelas
Nenhum comentário:
Postar um comentário