Menu

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Resenha: Passarinha, de Kathryn Erskine

Acho que devia postar outras coisas do que resenhas repetidamente.. Mas o que o posso fazer se só estou lendo livros incríveis ultimamente? rsrs ;)

Autora: Kathryn Erskine
Páginas: 224
Editora: Valentina

Sinopse: Passarinha - No mundo de Caitlin tudo é preto ou branco. As coisas são boas ou más. Qualquer coisa no meio do caminho é confuso. Essa é a máxima que o irmão mais velho de Caitlin sempre repetiu. Mas agora Devon está morto e o pai não está ajudando em nada. Caitlin quer acabar com isso, mas como uma menina de onze anos de idade, com síndrome de Asperger ela não sabe como. Quando ela lê a definição de encerramento ela percebe que é o que ela precisa. Em sua busca por ele, Caitlin descobre que nem tudo é preto ou branco, o mundo está cheio de cores, confuso e bonito.


Passarinha vai nos contar a história de Caitlin, uma menina de 10 anos que tem Síndrome de Aspenger - Síndrome de Asperger (SA), também conhecida como Transtorno de Asperger ou simplesmente Asperger é um transtorno neurobiologico, e também uma condição psicológica do espectro autista caracterizada por dificuldades significativas na interação social e comunicação não-verbal, além de padrões de comportamento repetitivos e interesses restritos. Difere de outros transtornos do espectro autista pelo desenvolvimento típico da linguagem e cognição. (Wikipédia) que faz com que ela não reconheça bem as emoções, entenda tudo literalmente etc - e Caitlin acaba de passar por uma grande tragédia. Seu irmão mais velho, Devon, foi assassinado na escola, por um aluno que resolveu chegar na escola com uma arma e sair atirando em pessoas inocentes ;S

Caitlin e seu pai estão muito abalados, a mãe de Caitlin morreu quando ela era bem pequena, e agora, seu pai está muito perdido. Tanto que Caitlin praticamente só pode contar com sua orientadora na escola, a Sra. Brook.


Com a ajuda da Sra. Brook, Caitlin acaba percebendo que o que ela e seu pai realmente precisam é de um desfecho. Ou melhor dizendo, sua definição: O ato de dar um fim a; uma conclusão. Caitlin quer isso, e depois de um tempo, acaba descobrindo o que fazer. Ela quer terminar o armário que Devon estava fazendo, para o seu projeto de se tornar Escoteiro Águia.

E com isso, nesse processo de terminar esse desfecho, vamos vendo muito sobre Caitlin e sobre sua síndrome. Uma das coisas que mais gostei. A forma como é tratada, a forma como Caitlin pensa; suas ações, seu jeito - que acaba por afastar os colegas de classe – e nossa, ainda é difícil para mim descrever isso. Então leiam alguns dos meus quotes preferidos do livro :)
"Eu gosto das coisas em preto e branco. Preto e branco é mais fácil de entender. Cor demais confunde a cabeça da gente."
 "Livros não são como pessoas, livros são seguros."

É, acho que por isso já dá para ter uma noção de como a cabeça de Caitlin funciona.
Uma das maiores lições do livro é aprender a lidar com pessoas que agem de formas diferentes, porque entendendo, podemos ajudar e compreende-los.




Outra foto que me fez gostar bastante do livro, foi suas referências ao livro O Sol é para todos - em inglês To Kill a Mockingbird - um clássico dos Estados Unidos - que ainda não li, mas já está na minha lista de próximas leituras! :)

Minha Opinião

Além de tudo o que já disse ali em cima, acho que a coisa mais impressionante foi o amadurecimento que vemos em Caitlin durante a leitura. Ela vai de uma garota que não tem nenhum amigo, não gosta de se aproximar das pessoas, para uma que tenta ajudar, e que tenta dar o melhor de si para ter amigos. O que é uma enorme coisa.

Gente, foi um livro incrível. Sem mais. Um livro triste, doloroso, mas lindo.

Nota: 5 estrelas/ Favoritado

Nenhum comentário:

Postar um comentário