Resenha: O menino do pijama listrado, de John Boyne

Boa tarde, como vocês estão?

Hoje estou de volta com outra resenha, terminei de ler O menino do pijama listrado ontem, porém não teve como postar a resenha - estava muito cansada - e aww :'( ... o que dizer de sobre um dos melhores livros que eu li e que me encantou completamente?

Autor : John Boyne
Páginas : 186
Editora : Companhia das Letras


" Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz ideia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de  pijama, que sempre o deixam com frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um mostro terrível e inimaginável."

Bom, acho que com a sinopse já deu para entender bem do que o livro se trata. Vou tentar falar mais um pouquinho sobre o começo do livro.

Um dia Bruno chega em casa e vê a empregada da casa arrumando suas coisas em caixas e descobre que ele e sua família estão de mudança por causa do trabalho de seu pai, ele não quer ir embora de Berlim e nem abandonar seus melhores amigos, tenta fazer a mãe mudar de ideia, mas não adianta. Eles se mudam e a casa nova não é tão grande e bonita como a de Berlim era para Bruno, que não vê de voltar para casa, já que sua mãe falou que eles iriam ficar ali por um "futuro previsível". No lugar onde eles estão não há nenhuma criança para brincar e Bruno começa a ficar muito entediado. Porém logo depois ele tem uma surpresa, da janela do seu quarto ele consegue ver pessoas em um campo por trás de uma cerca e lá tem várias crianças. E por algum motivo todos usam pijamas listrados cinza, ele se pergunta o que eles fazem ali. 

Então após algumas semanas na nova casa, Bruno sai em uma exploração pelos arredores da casa - o que ele adora fazer - ele chega na cerca e encontra um menino sentado do outro lado. Ele usa o pijama listrado e parece muito triste e extremamente magro se comparado a Bruno.

Mas logo Bruno fica feliz por ter um novo amigo com quem passar suas tardes...


Minha Opinião

É um livro completamente tocante! 

É tão difícil expressar como é bonita a amizade entre os dois, falando um pouco sobre Shmuel - o garotinho que Bruno encontra do outro lado da cerca - Mesmo Shmuel vivendo no campo de concentração - é o nome certo? - ele também tem certa inocência sobre o que está acontecendo ao seu redor. Eu gostei tanto dele gente ... ai, só de lembrar já me da vontade de chorar! :'( ... Bruno é só um garotinho de 9 anos que quer apenas brincar e está sempre com questionamentos sobre o que está acontecendo, seu pai está com posto de comandante na Alemanha no meio da Segunda Guerra Mundial e ele não sabe nada sobre, algumas vezes ficava até irritante o fato de que ele não percebia nada do que estava acontecendo, mas ai depois eu me lembrava de que ele era apenas um menino... 

Também tem a irmã de Bruno, Gretel que é um caso perdido - não entendi o por que disso, mas okay.. rsrs - ela tem 12 anos e nunca se esquece de jogar na cara de Bruno o quanto é mais velha do que ele - o que me deixou muito irritada com ela. E um fato interessante que eu percebi só depois de um tempo - é, sou lesada mesmo! - é que no livro eles não chamam Hitler pelo seu nome mesmo, e sim de Fúria.

Deixando de lado sobre os personagens, vamos falar do livro em si - coisa que eu nunca falei sobre nenhum livro em outras resenhas ... - a capa do livro é simples, mas eu acho que super combina com a história. A capa tem um tipo de textura - que eu esqueci o nome, sorry - A diagramação é simples, mas muito boa, as folhas bem amarelinhas do jeito que eu gosto.



Eu AMEI esse livro de todo o meu coração, não tem como não gostar. Amei a maneira como o autor descreveu de uma forma tão pura a relação de amizade entre Bruno e Shmuel, que viviam em mundos tão diferentes. Também tenho que dizer que talvez alguns de vocês podem não entender muito o final do livro - se não tiverem visto o filme - porque de fato ele fica bem em aberto, eu não vou dizer o final do livro, é óbvio, e provavelmente vocês irão descobrir de uma maneira ou de outra.

RECOMENDO MUITO!!!!

#FAVORITADO

Nota : 5 estrelas

QUOTES

" E um pensamento final passou pela cabeça de seu irmão, enquanto ele observava as centenas de pessoas na distância prosseguindo com seus assuntos e era o fato de que todos eles - os meninos pequenos, os meninos grandes, os pais, os avôs, os tios, as pessoas que vivem sozinhas nas ruas da vida e não parecem ter parentes - usavam as mesmas roupas: um conjunto de pijama cinza listrado com um boné cinza listrado na cabeça. "Que coisa incrível" , ele murmurou, antes de se voltar para outro lado."
Pág. 40

" Já não sinto mais nada" , disse Shmuel."
Pág. 152

"Você é meu melhor amigo Shmuel, disse ele ,"Meu melhor amigo para vida toda."
Pág. 184

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...