Aproveitando as últimas semanas de férias? Haha, eu tô!
Por isso decidi postar mais de uma vez nessa semana, e hoje cá estou eu para falar de um dos meus amores que li agora no começo do mês... Extraordinário, da autora R.J Palacio.
Autora: R. J. Palacio
Páginas: 320
Editora: Intrínseca
Gênero: Infanto Juvenil
O livro nos contará a história de August Pullman - ou somente Auggie - ele é um menino de 10 anos que poderia ser como qualquer garoto de sua idade.. Porém Auggie nasceu com uma grave doença que afetou seu rosto, e depois de várias cirurgias, o deixou deformado.
Sua família, sabendo que ele não seria tratado muito bem nas escolas, o educou em casa - sua mãe, para ser mais específica. Mas mesmo com os problemas Auggie sempre teve amigos, sua irmã mais velha, Via, também o adora e é uma irmã super protetora, enfim, Auggie sempre recebeu muito amor por sua família.
Mas, as coisas estão mudando na vida de Auggie, ele está indo para o quinto ano, e sua mãe decidiu que era a hora de Auggie ir para uma escola. O Pai de Auggie, Nate, acha que ainda não é a hora certa, nem Auggie - no começo - reluta em aceitar ir para uma escola, sabendo que será tratado mau pelas outras crianças.
A mãe de Auggie acaba convencendo-o a, pelo menos, fazer uma visita a escola Beecher, e elá conhece três outras crianças que o diretor Buzunfa - rsrsrs - chamou para mostrar a escola a Auggie, Jack Will, Julian e Charlotte.
Jack e Charlotte, o tratam bem, mas Julian é um estúpido logo de cara.. Perguntando se Auggie tinha se queimado e por que ele é assim, enfim, com ele realmente vemos que crianças podem ser bem cruéis quando querem.
Depois da visita a escola, Auggie acaba aceitando ir estudar, contanto que possa desistir quando quiser, o que sua mãe aceita.
Na escola acompanhamos o dia-dia de Auggie enfrentando as dificuldades de ser um garoto tão diferente, e ele acaba sofrendo bullying por parte dos garotos e garotas da escola, o que o faz ficar muito triste.. Também faz amizade com Summer - uma garota que não se importa com que os outros pensam dele e se aproxima de Auggie quando todos o repeliam como se ele fosse um tipo de doença - gostei muito dela. E também tem Jack - que tive uma séria relação de amor e ódio algumas vezes - mas que no final mostra o quanto se importa com Auggie e que muito valoriza sua amizade.
Minha Opinião
Logo no começo do livro Auggie nos diz - o livro é narrado em 1º pessoa por ele - que não importa o quanto tentemos imaginar como ele é, é ainda pior. Isso me fez ficar muito curiosa com relação a aparência dele e eu nunca tinha ouvido falar da doença dele..
Extraordinário é mais um dos livros que eu acho que deveria ser discutido em sala de aula.. Pois fala de bullying, sobre se importar de mais com a aparência física de alguém a ponto de que se a pessoa não for "normal aos padrões" você se sente incomodado e o exclui, xinga e etc..
Outra coisa que eu gostei bastante no livro é os vários pontos de vista, temos a visão da irmã de Auggie, Via, Jack, Summer, Justin - o namorado de Via - e etc..
Enfim, eu amei de mais o livro e também gostei muito de como a história se desenvolveu até chegar ao final - apesar de ter sido um final meio clichê.
Esse livro entrou nos meus favoritos e é claro que eu recomendo demais a todos! ;)
Nota: 5 estrelas\Favoritado


21 anos, estudante de Letras, moro na região litorânea do Rio de Janeiro. Apaixonada por livros desde os 12 anos! Leitora voraz, não passo um dia sem ler nada. Minha paixão por livros começou após ter lido a Saga Crepúsculo - sim, fui e sou fã de Crepúscuo, me julgem! -, depois disso nunca mais parei de ler! É minha maior paixão...! ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário