Resenha: Antes que eu vá, de Lauren Oliver

Hey pessoas! Nem demorei tanto a postar dessa vez, não é? :)

Hoje trago mais uma resenha para vocês, de um livro MARAVILHOSO, que eu terminei a alguns dias e, esse livro é Antes que eu vá, da autora Lauren Oliver. 



Autora: Lauren Oliver
Páginas: 368
Editora: Intrínseca
Gênero: YA\Young Adult

Sinopse: Antes Que Eu Vá - Samantha Kingston tem tudo: o namorado mais cobiçado do universo, três amigas fantásticas e todos os privilégios no Thomas Jefferson, o colégio que frequenta — da melhor mesa do refeitório à vaga mais bem-posicionada do estacionamento.

Aquela sexta-feira, 12 de fevereiro, deveria ser apenas mais um dia de sua vida mágica e perfeita. Em vez disso, acaba sendo o último. Mas ela ganha uma segunda chance. Sete “segundas chances”, na verdade. E, ao reviver aquele dia vezes seguidas, Samantha desvenda o mistério que envolve sua morte — descobrindo, enfim, o verdadeiro valor de tudo o que está prestes a perder.

...

Em uma noite chuvosa de fevereiro, Sam é morta em um acidente de carro horrível. Mas em vez de se ver em um túnel de luz, ela acorda na sua própria cama, na manhã do mesmo dia. Forçada a viver com os mesmos eventos ela se esforça para alterar o resultado, mas acorda novamente no dia do acidente.

O que se segue é a história de uma menina que ao longo dos dias, descobre através de insights desoladores, as conseqüências de cada ação dela. Uma menina que morreu jovem, mas no processo aprende a viver. E que se apaixona um pouco tarde demais.


Samantha Kingston é a personificação da garota americana: é popular, tem o namorado mais lindo da escola, melhores amigas também super populares, e todos os privilégios para ir a festas, melhores vagas de estacionamento e etc etc.. Um belo dia, Sam acorda e vai para o colégio com uma de suas melhores amigas, Lindsay. Até aí, ok, parece ser um dia normal, mas com um pequeno diferencial. Hoje na escola de Sam é o Dia do Cupido. Dia em que seu namorado, seus amigos, e pessoas que gostam de você mandam flores por intermédio dos cupidos.

E além disso, nesse dia, é "grande dia" da Sam. Ela é virgem, e hoje pretende finalmente ir "além" com seu namorado - que é um idiota -  Rob.

Logo no começo do livro, percebemos várias coisas. O grupinho de amigas de Sam, e a própria Sam, são totalmente fúteis e "más" por assim dizer. Isso já percebemos logo de cara, o que me fez realmente odiar essas garotas pelas primeiras 100 páginas.

Mas agora.. Voltando ao livro...

Várias coisas comuns acontecem nesse dia, Sam mata aula com Lindsay para ir comprar iogurte, cola de uma garota na prova surpresa, flerta com seu professor de cálculo, almoça com as amigas em sua área privilegiada.. Enfim, coisas normais. No meio do dia Lindsay chama Sam para ir numa festa na casa de Kent - um "ex-amigo" de infância de Sam - e ela aceita ir.

No final dessa trágica festa, na volta para casa, um acidente de carro acontece, e Sam morre.


Se acalmem, isso não é spoiler, está até escrito ali em cima, na sinopse. E, pois é, Sam morre. Mas "acorda" logo depois, e adivinhem? Na casa dela, na manhã do mesmo dia em que ela acabou passar, no Dia do Cupido, no dia da festa do Kent e etc.

Na segunda vez, Sam pensa que tudo o que aconteceu não passou de um grande pesadelo, e mesmo assustada, segue com seu dia da mesma forma. E tudo se repete exatamente como da primeira vez.

E depois? Sam acorda de novo, no dia 12 de fevereiro.    

Enfim ela percebe, que está sim repetindo o mesmo dia, e começa a pensar que ela pode mudar o desfecho, e ter uma segunda chance.

Sam tenta de várias formas nos próximos "dias" - 7 dias ao todo - não terminar como na primeira vez. Ela não vai a festa, tenta ver o que fez de tão errado para que o seu grande dia, terminasse daquela forma.  

Aos poucos Sam vai vendo as coisas ruins de seus amigos, dela mesma, das consequências de seus atos, e tenta achar uma maneira de salvar a si mesma.


Minha Opinião

Antes que eu vá é um livro que me fez sentir várias coisas, raiva foi uma delas. Sim, raiva. Sam e suas amigas - Lindsay, Elody e Ally - são muito insuportáveis no começo do livro, totalmente patricinhas e esnobes, falam mau de várias pessoas, praticam bullying com Juliet Sykes - a "esquisitona\psicótica" e "ex-amiga" de Lindsay - e isso me fez odiar o começo.

Mas.. Depois, com o desenrolar da história e o desenvolvimento dos personagens, as coisas mudaram um pouco.

Antes que eu vá  acabou se tornando um dos melhores livros desse ano, virou favorito para mim. A escrita da Lauren é muito boa, fluída. O livro - apesar de ficar se repetindo num mesmo dia - avança bem rápido, e cada página é uma nova descoberta sobre os personagens, que com o tempo, acabei me apegando - é claro -_-

O final? Bom, de certa forma, me pegou de surpresa, eu já tinha uma noção do iria acontecer, mas uma certa "coisa" que aconteceu, eu realmente não esperava.

É um livro incrível, com uma história que acaba te emocionado, - me emocionou - e eu só posso mesmo recomendar a leitura a todos vocês.


Nota: 5 estrelas\Favorito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...