Resenha: Amor Amargo, de Jennifer Brown

E aí pessoas? Quanto tempo! :(

Eu sei, eu sei.. Como sempre tenho sido péssima em manter promessas; sempre dizendo que postarei alguma coisa aqui no blog e acabo nunca o atualizando. Mas, como sabem também, estou trabalhando nas férias e meu tempo é super corrido, taí o motivo do blog estar, digamos, "abandonado".

De qualquer jeito, depois de uma coisinha que finalmente chegou aqui em casa - MEU KINDLE! :D - me animei para ler e terminei Amor Amargo, da autora Jennifer Brown , agorinha e como estou em casa resolvi finalmente dar as caras aqui no blog e escrever uma resenha para vocês.

Autora: Jennifer Brown
Páginas: 256
Editora: Gutenberg
Gênero: YA

Sinopse: Último ano do colégio: a formatura da estudiosa Alex se aproxima, assim como a promessa feita com seus dois melhores amigos, Bethany e Zach, de viajarem até o Colorado, local para onde sua mãe estava indo quando morreu em um acidente. O Dia da Viagem se torna cada vez mais próximo, e tudo corre conforme o planejado.

Até Cole aparecer.

Encantador, divertido, sensível, um astro dos esportes. Alex parece não acreditar que o garoto está ali, querendo se aproximar dela. Quando os dois iniciam um relacionamento, tudo parece caminhar às mil maravilhas, até que ela começa a conhecê-lo de verdade…

Em um retrato realista de um relacionamento conturbado, a autora Jennifer Brown – do sucesso A Lista Negra – nos leva até o limite de nossos sentimentos.


"Não consigo engolir seus olhos de aço, cegos para meu coração apertado, para meu peito em ruínas, para meus ombros caídos..."

Alex está se preparando para fazer a viagem da sua vida, a tão aguardada viagem para o Colorado, lugar onde sua mãe estava indo quando morreu. Alex sempre ansiou saber por qual motivo sua mãe abandonou ela, suas irmãs e seu pai para ir para o Colorado - o que causou em Alex extrema carência, pois sempre sentiu que nem sua mãe a amava. Queria saber o que aquele lugar tinha de tão especial; por isso desde pequena começou a planejar a viagem com seus melhores amigos: Bethany e Zach

Tudo na vida de Alex muda quando ela começa a dar aulas de reforço para o novo aluno da escola, Cole Cozen. Ele é aquele cara que toda garota sonha: lindo, carinhoso, fofinho e tudo mais. Eles viram amigos e não demora muito para começarem a namorar. O livro parece estar caminhando para aquele rumo de todos os Young Adults comuns, mas não é bem assim que as coisas acontecem. O cara lindo, romântico e carinhoso acaba se tornando um namorado ciumento, possessivo e, logo logo, violento. Sim, realmente Jennifer Brown gosta de escrever livros sobre temas polêmicos, tabus até. E em Amor Amargo o tema principal é relacionamentos abusivos.  

Alex se vê presa nesse relacionamento, com Cole a manipulando, fazendo com que se afaste de seus melhores amigos por puro ciúme e egoísmo. Obviamente, como é de se esperar, Alex sofre agressões físicas, porém, Cole sempre pede desculpas, se mostrava tão, mas tão arrependido, que Alex o desculpava. Nossa, ela até sentia pena dele! 

"Saiu de fininho da sala e depois fechou a porta quase sem fazer barulho e, de uma hora para a outra, eu estava sozinha. E foi aí que tudo começou a doer. O pulso. Os quadris. O couro cabeludo. O pescoço. E, mais que tudo isso junto, o coração."

Cole sempre contornava a situação a seu favor, se fazia de coitado, botando culpa nos pais problemáticos, no pai que o pressionava sobre o basquete e mãe maluca que se cortava. Alex confiou nele a ponto de contar sobre sua mãe, sobre a viagem, o quanto era importante para ela. Mostrou seu poema sem título - porém vencedor em 1º em um concurso - e Cole ainda fez uma música com ele! 

Alex se apaixonou, e quando as agressões começaram ela não tinha ideia de como sair dessa, na verdade ela nem mesmo sabia como seguir sua vida sem Cole, como não se sentir amada, não receber seus presentes e todo o seu carinho. 

Minha Opinião

Jennifer Brown ficou bastante conhecida após lançar "A Lista Negra" - que eu ainda não li - um livro que se trata sobre bullying, e novamente ela lançou um livro com outro tema a ser discutido. Posso dizer que Amor Amargo me surpreendeu bastante! Foi um livro totalmente imprevisível, nunca sabia o que esperar na próxima página e isso foi o que eu mais gostei! 

Sobre o tema, meu deus, no começo eu sentia tanta, mas TANTA raiva da protagonista - e do FDP do Cole, é claro -, ficava pensando: "Meu deus garota! Faz alguma coisa! Acorda pra vida, vai deixar esse babaca te bater???" E depois percebi que essa era a intenção da autora, fazer com que percebêssemos todo o abuso, a manipulação do agressor, pelo lado da Alex, pela visão dela, pelo o que ela estava sentindo naquele momento. Foi chocante, uma coisa sem precedentes perceber o quanto ela se sentia encurralada, com medo não só de abrir o jogo com alguém, mas também de perder Cole, de perder sua alma gêmea. É, realmente incrível isso. 

“Amedrontada demais para correr. Pasma demais para continuar de pé. Machucada demais para ser corajosa.”

Adorei a leitura, foi um livro que me tirou o fôlego, de verdade! Envolvente, conflitante e surreal.  É mais um daqueles livros que todos deveriam ler, principalmente garotas. Mas também tenho que lembrar a vocês que esse tipo de relacionamento abusivo não acontece somente do homem para mulher - apesar de ser a maior parte dos casos - também ocorre do mulher para o homem, da mulher para mulher e do homem para o homem. Acho que entenderam! rsrs  

Outra coisa que gostei bastante foram os "extras" no final do livro: um Q&A sobre abuso, como identificar um agressor, como pedir ajuda, a quem pedir ajuda e etc. Muito informativo! ;)

 Realmente espero que tenham a oportunidade de ler este livro incrível *-*

Até o próximo post ;)

NOTA: 5 ESTRELAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...